Ranking Exame IBRC
O que é?
Desde 2010, em parceria com a maior revista de negócios do país somos os formuladores do primeiro estudo nacional que ranqueia anualmente as melhores e piores empresas em atendimento, o Ranking EXAME / IBRC de Atendimento ao Cliente.
Objetivos
Nossos objetivos com este estudo vão além do que gerar um ranking das empresas melhores e piores em atendimento, mas também é:
O Ranking Exame IBRC de Atendimento ao Cliente já está incorporado a cultura de avaliação de desempenho das empresas e hoje é, sem dúvida, o mais esperado do ano.
Metodologia
Dividimos o estudo nas etapas:
1 – Qualificação – pesquisa nacional de opinião.
2 – Qualidade Desenhada – autoavaliação dos processos de atendimento.
3 – Qualidade Entregue – teste no atendimento das empresas.
4 – Qualidade Percebida – pesquisa quanti/qualitativa apenas com clientes das empresas.
Etapas
Etapa 1 – Qualificação (10 pontos) – pesquisa quantitativa
Sempre são ouvidas mais de cinco mil pessoas em 148 municípios de todos os 26 Estados mais o Distrito Federal, perguntando em pesquisa de rua:
Pensando nos últimos 12 meses, lembre-se como foi o relacionamento que teve com empresas das quais você é cliente. A partir dessa lembrança:
A formatação da amostra é feita com base estatística rigorosa e calculada considerando-se:
Conforme a nota, desenhamos um ranking sequencial linear onde as 60 primeiras e as 60 últimas seguiam adiante, como as 120 finalistas.
A mudança de 2018, foi que reduzimos o número mínimo de citações para entrar no ranking como finalista de 100 para 80 citações, o que elevou o número de finalistas de 120 para 170, dando uma boa oxigenada no estudo e dialogando com as mudanças nas relações de consumo do Brasil nestes 9 anos, cuja principal característica foi e tem sido a desconcentração / pulverização do consumo, com o surgimento cada vez maior de empresas de nicho, startups, etc.
Etapa 2 – Qualidade desenhada (10 pontos) – Auto avaliação de processos
Questionário web, enviado para o executivo principal de relacionamento com o cliente e/ou marketing de cada uma das 120 qualificadas.
Avaliamos 20 itens objetivos (20 afirmativas) sobre os processos que impactam diretamente na qualidade do atendimento, que deveriam ser pontuadas de 1 a 5, conforme fossem totalmente verdadeiras (5) ou totalmente falsas (1) .
A nota da etapa foi calculada pela soma da nota obtida em cada questão, que valia o máximo de 0,5 pontos, obtido pela marcação do 5.
Etapa 3 – Qualidade entregue (40 pontos) – Cliente oculto
Fazemos onze interações via cliente oculto com cada uma das 120 empresas qualificadas, para entender a qualidade entregue dos serviços.
Para cada segmento montamos um cliente surpresa específico, que poderia ser presencial, e/ou telefônico e mais ao menos três interações via internet. As interações virtuais valem 20%, ou seja, 6 pontos e as demais 80%, 24 pontos.
A escolha do canal ou canais a auditar (telefone, e/ou presencial ou mais via web) foi feita para cada segmento de negócio com base no contato real que o consumidor faz com a empresa em questão.
Realizamos a customização das metodologias gerais de cliente culto para cada área de negócio a ser analisada. Veja alguns exemplos:
Para telecomunicações, por exemplo, que é regulada, e deve atender ao Decreto 6523, seis das onze interações foram feitas por telefone e com a metodologia geral completa. Todas as reguladas como seguros, aviação, energia elétrica, bancos, telecom e geral, etc. foram avaliadas com o critério do decreto nas telefônicas.
Já para Empresas se setores não reguladas de IT, como a Microsoft, que não estão sujeitas à lei dos SACs, retiramos 4 itens desta metodologia original como, por exemplo, obrigatoriedade de fornecimento de protocolo, e fizemos 7 interações via web e quatro via telefone.
A planilha presencial geral tem foco em varejo e usa a metodologia da certificação internacional “loja amiga do cliente, criada por um comitê de experts do setor, com a participação de entidades como ABRASCE, CDLs, Associações Comerciais, Câmaras de Comércio, PROCONS, etc.
Para bancos retiramos itens como pró-atividade de venda e exposição de preços na vitrine e prazo de validade de perecíveis (usado em supermercados).
Todas as interações absolutamente pensadas para serem adequadas à realidade do relacionamento do cliente com cada setor analisado. A proporção de interações telefônicas x web x presenciais foi sempre pensada conforme a real utilização do consumidor em cada setor.
Etapa 4 – Qualidade percebida (40 pontos) – pesquisa qualitativa
Em nova pesquisa, entrevistaremos em profundidade ao menos 25 clientes de cada uma das 100 empresas qualificadas. Além das perguntas abertas, fizemos 4 afirmativas para cada cliente sobre seu fornecedor, e ele deu a nota 0 a 10, onde zero é totalmente falso e dez totalmente verdadeiro para:
Cada resposta vale 10 pontos.
É o famoso NPS – Net Promoter Score, índice globalmente aceito como o principal em mensurar fidelidade do cliente;
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