Fórum Setorial IBRC de Logística 2023
O Fórum setorial IBRC de logística que aconteceu dia 14 de setembro de 2023, um oferecimento Maersk e Aliança, concepção e organização do Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente, foi um enorme sucesso!
Mais de 120 executivos de 93 empresas se reuniram no hotel Grand Hyatt SP, para discutir o tema “O quanto colocar o cliente no centro das decisões adiciona valor aos negócios de logística. Como e porque efetivar com sucesso esta centralidade no setor.”
VEJA AS FOTOS
ENTENDA O QUE ROLOU NO EVENTO
Com a casa cheia já às 8h30 da manhã, o wellcome coffee foi de muito networking.
Começamos pontualmente às 9h00 com uma palestra onde o presidente global e CEO Brasil do Instituto IBRC, Alexandre Diogo, apresentou dados contundentes e extremamente relevantes sobre os principais agentes do setor de logística, tratando de sua evolução e de como estão hoje no quesito experiência do cliente. É por meio de pesquisa em tempo real, Alexandre interagiu com os presentes e pode confirmar vários dados trazidos pelo estudo do Instituto.
Na sequência, Alexandre conversou com a presidente para a costa leste da América do Sul do parceiro oferecedor do evento Maersk / Aliança Karin Schöner sobre o tema principal do evento. De forma brilhante, Karin trouxe na prática como a Maersk/Aliança entendem, valoram e atuam na centralidade do cliente em seu negócio. Trouxe também de forma bastante rica qual o papel de um CEO na gestão da experiência do cliente no dia-a-dia, desmistificando muito a percepção de distância que se atribui ao Executivo número um. Karin deixou claro o quanto é uma presidente “mão na massa“ e o quanto isto faz diferença.
Seguindo a programação o diretor executivo do IBRC, Alevir Francisco, moderou um painel onde executivos de CX de Aliança e Maersk Fizeram dobradinha e com executivas de duas importantes clientes a CSA do Brasil – Commodity Supplies Ag. e a Westrock apresentando cases concretos de inovação para melhorar a experiência do cliente.
Após o intervalo Alexandre Diogo volta e modera o painel com os CEOS dos Terminais portuários considerados os melhores em experiência do cliente no Brasil, trazendo de forma muito rica, o que estes Portos fazem efetivamente para assegurarem a centralidade do cliente. Ricardo Arten, CEO do BTP teve um imprevisto e foi substituído por Claudio Oliveira, CCO do Terminal.
Fim do painel, começa a cerimônia de premiação. O DP Wrold, não recebeu premiação mas uma menção honrosa pelo segundo melhor NPS do Brasil.
O BTP recebeu o título de “Porto com maior CES do Brasil”, pelo primeiro lugar entre os portos no indicador CES – Customer effort Score de 2022, ou seja, que possui os clientes com a menor percepção de esforço do país.
Tecon Salvador do Grupo Wilson Sons, recebeu dois títulos, o de “Porto com maior CJI do Brasil”, pelo primeiro lugar entre os portos no indicador CJI – Customer Journay Index de 2022, ou seja, que possui os clientes mais satisfeitos com sua jornada do país e empatado com Itapoá, o de “Porto com maior SSI do Brasil”pelo primeiro lugar entre os portos no indicador SSI – Spontaneous Satisfaction Index de 2022, ou seja, que possui os clientes com o maior satisfação geral espontânea do país.
Já o Porto Itapoá recebeu três títulos!
O primeiro já colocado acima, em empate com Tecon Salvador, o segundo de “Porto com maior NPS do Brasil”, pelo primeiro lugar entre os portos no indicador NPS – Net Promoter Score de 2022, ou seja, que possui os clientes mais fiéis do país e o grande título do ano: O MELHOR TERMINAL PORTUÁRIO DO BRASIL EM EXPERIÊNCIA DO CLIENTE 2022.
Após a premiação um delicioso branch oferecido por nosso parceiro Maersk / Aliança fecha com chave de ouro este tão relevante primeiro encontro do setor.
RELEMBRE O PROGRAMA
* 08:30 às 09:00h – Welcome Coffee
* 09:00 às 09:30h – Palestra: Nível de maturidade e evolução do setor de logística nacional na gestão da experiência do cliente, com base nos dados IBRC do setor em 8 anos. Alexandre Diogo, Presidente Global e CEO Brasil do IBRC.
* 09:30 às 10:45 – Bate Bola: O quanto colocar o cliente no centro das decisões adiciona valor aos negócios de logística. Como e porque efetivar com sucesso esta centralidade no setor.
-
Karin Schöner – Presidente da Maersk na costa leste da América do Sul
-
Alexandre Diogo – Presidente Global e CEO Brasil do IBRC.
* 09:45 às 10:45h – Painel de Cases – Como inovar para atender novos desafios da experiência do cliente no Brasil
-
Caio da Silva, Head de Customer Experience na Aliança
-
Daniela Neves, Presidente Brasil da CSA do Brasil – Commodity Supplies Ag
-
Fernanda Ferraz, Gerente Corporativa de Logística na Westrock
-
Lucas Alves, Gerente de Customer Experience na Maersk
-
Moderador: Alevir Francisco, Diretor Executivo do IBRC.
* 10:45 às 11:00h – Intervalo
* 11:00 às 12:15h – Painel de debate: Aprendendo com as experiências práticas dos portos que são destaques do setor em efetivamente ter clientes satisfeitos e leais:
-
Cássio Schreiner – CEO Porto Itapoá
-
Demir Lourenço – Diretor Executivo do TECON Salvador – Wilson Sons
-
Fabio Siccherino – CEO da DP World Santos
-
Ricardo Arten – CEO do Brasil Terminal Portuário
-
Moderador: Alexandre Diogo – Presidente Global e CEO Brasil do IBRC
* 12:15 às 12:30h – Cerimônia de premiação dos Portos destaques em CX do Brasil.
* 12:30 às 14:30h – Almoço um oferecimento dos nossos parceiros Maersk e Aliança.
VEJA AS AVALIAÇÕES
Dados Amostrais
Excluindo as avaliações de colaboradores do IBRC e da Maersk/Aliança tivemos 69 retornos até o momento, o que representa mais de 70% dos participantes.
NPS – Qual a probabilidade de você recomendar o evento “Fórum Setorial IBRC de Logistica”, a um amigo ou conhecido? Dê uma nota de 0 a 10 a esta pergunta, onde 0 representa “nem um pouco provável” e 10 representa “altamente provável”:
VEJA OS DEPOIMENTOS
“O evento foi muito bom, inclusive poderia ter sido até mais extenso, porém o tempo foi suficiente para bastante aprendizado e networking. Em especial a qualidade dos temas abordados e a importância deles para os setores presentes. Agradeço pelo convite, foi muito bom o evento e saí com muitos conhecimentos novos adquiridos.”
Victor Ribeiro Barbosa
TCP
“Foi muito bom, inclusive os painéis. Incrível a capacidade do IBRC de juntar tantos profissionais de primeira linha! PARABÉNS!”
Marcelo Neme
Tecon Salvador
“Ótima estrutura e organização. Temas relevantes para o setor.”
Rodrigo Chiacho
Kenvue
“Só tenho elogios ao Evento, sem dúvida, nós do Porto Itapoá manteremos as melhorias de nossos serviços e esperando buscar mais prêmios no próximo ano. O cuidado na organização e assuntos abordados foram de grande valia.”
Wilton de Sales Dominiciano
Porto Itapoá
“Foi o primeiro evento da IBRC que participei, e gostei muito em todos os aspectos, principalmente estrutura da organização, assim como a oportunidade de efetuar networking utilizando inclusive os temas apresentados nas palestras e painéis.. Deixo como sugestão o desenvolvimento de temas sobre infraestrutura portuária voltada para os clientes.”
Ricardo Costa
Sepetiba Tecon
“O evento foi muito bem organizado, o fluxo de informações foi perfeito. Os entrevistadores e entrevistados estão de parabéns!”
Tiara Barañano Souza
Wilson Sons Tecon Rio Grande
“Sentimos muito orgulho de trilharmos junto ao IBRC a jornada de sucesso na experiência de nossos clientes. Parabéns ao IBRC pelo evento de altíssima importância e qualidade para o aprendizado contínuo.”
Cássio Schneider
CEO Porto Itapoá
“O evento foi uma grande oportunidade de realização de network com conteúdo de qualidade e muito bem representados com palestrantes de peso. E a apresentação de cases é sempre uma boa ferramenta de aprendizado a quem se propõe a tal, se trata de um formato bastante relevante e importante. Parabéns pelo evento e muito obrigado pelo convite, sem sombra de dúvidas foi muito positivo.”
Jean Carlos Busana
BRF S.A.
“A ideia de premiação é muito interessante. Os resultados da pesquisa mais ainda.”
Roseneide Fassina
Transporte e Comércio Fassina Ltda
“Uma grande oportunidade de conectar com demais empresas.”
Silvia Pires Migueles
Brasken
“Excelente a atualidade dos temas e nível dos participantes”
Elisabete dos Santos Coelho
Rhodia
“A organização do evento e relevância do conteúdo me fizeram dar nota 10.”
Aurelio Fernandes
Continental Pneus
“Minha nota é 10 pelo conteúdo e o foco no setor, pois temos poucas agendas como essa olhando o setor.”
Camila Rosa da Silva
VLI
“Toda a organização do evento, escolha dos temas e discussões foram muito produtivas para levantar questionamentos importantes para minha empresa e como podemos melhorar no atendimento e na geração de valor para o cliente.”
Talita Tomaz
MRS Logística
“O evento foi ótimo! A condução, pautas, prêmios, almoço, networking. Perfeito, Parabéns!”
Guilherme Dutra
Diretor administrativo e comercial – Tecon Salvador