Fórum Setorial IBRC de Logística 2023

O Fórum setorial IBRC de logística que aconteceu dia 14 de setembro de 2023, um oferecimento Maersk e Aliança, concepção e organização do Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente, foi um enorme sucesso!

Mais de 120 executivos de 93 empresas se reuniram no hotel Grand Hyatt SP, para discutir o tema “O quanto colocar o cliente no centro das decisões adiciona valor aos negócios de logística. Como e porque efetivar com sucesso esta centralidade no setor.”

VEJA AS FOTOS

Sala plenária backdrop Material nas mesas Credenciamento Credenciamento Credenciamento Wellcome coffee Wellcome coffee Wellcome coffee Wellcome coffee Wellcome coffee Entrada sala plenária Sala planária lotada já no início Alexandre Diogo, presidente do IBRC abre o evento Interage com a platéia Faz um momento descontraído de relacionamento Faz pesquisa em tempo real Alexandre apresenta dados inéditos sobre CX no setor logístico Alexandre e Karin Schöner, presidente da Maersk na Costa leste da América do Sul Karin Bate papo, o momento mais bem avaliado do FSL Painel de Cases Daniela Neves, Presidente Brasil  da CSA do Brasil - Commodity Supplies Lucas Alves, Gerente de Customer Experience na Maersk Fernanda Ferraz, Gerente Corporativa de Logística na Westrock Moderador - Alevir Francisco, Diretor Executivo do IBRC Painel de CEOs dos Melhores Terminais Portuários do Brasil Alexandre Diogo abre o painel Cássio Schreiner – CEO Porto Itapoá Demir Lourenço – Diretor Executivo do TECON Salvador – Wilson Sons Fabio Siccherino – CEO do DP World Santos Claudio Oliveira, CCO da BTP Alexandre abre a premiação Equipe BTP - Melhor CES Equipe Tecon Salvador - Melhor CJI Equipes Tecon Salvador e Itapoá, empate no melhor SSI Equipe Itapoá - Melhor NPS Troféu Melhor Porto do Brasil em CX (desempenho geral) Equipe Itapoá levando o troféu Networking lunch Presente Maersk e Aliança Entrega do presente Equipe Maersk Aliança Equipe IBRC

ENTENDA O QUE ROLOU NO EVENTO

Com a casa cheia já às 8h30 da manhã, o wellcome coffee foi de muito networking.

 

Começamos pontualmente às 9h00 com uma palestra onde o presidente global e CEO Brasil do Instituto IBRC, Alexandre Diogo, apresentou dados contundentes e extremamente relevantes sobre os principais agentes do setor de logística, tratando de sua evolução e de como estão hoje no quesito experiência do cliente. É por meio de pesquisa em tempo real, Alexandre interagiu com os presentes e pode confirmar vários dados trazidos pelo estudo do Instituto.

 

Na sequência, Alexandre conversou com a presidente para a costa leste da América do Sul do parceiro oferecedor do evento Maersk / Aliança Karin Schöner sobre o tema principal do evento. De forma brilhante, Karin trouxe na prática como a Maersk/Aliança entendem, valoram e atuam na centralidade do cliente em seu negócio. Trouxe também de forma bastante rica qual o papel de um CEO na gestão da experiência do cliente no dia-a-dia, desmistificando muito a percepção de distância que se atribui ao Executivo número um. Karin deixou claro o quanto é uma presidente “mão na massa“ e o quanto isto faz diferença.

 

Seguindo a programação o diretor executivo do IBRC, Alevir Francisco, moderou um painel onde executivos de CX de Aliança e Maersk Fizeram dobradinha e com executivas de duas importantes clientes a CSA do Brasil – Commodity Supplies Ag. e a Westrock apresentando cases concretos de inovação para melhorar a experiência do cliente.

 

Após o intervalo Alexandre Diogo volta e modera o painel com os CEOS dos Terminais portuários considerados os melhores em experiência do cliente no Brasil, trazendo de forma muito rica, o que estes Portos fazem efetivamente para assegurarem a centralidade do cliente. Ricardo Arten, CEO do BTP teve um imprevisto e foi substituído por Claudio Oliveira, CCO do Terminal.

 

Fim do painel, começa a cerimônia de premiação. O DP Wrold, não recebeu premiação mas uma menção honrosa pelo segundo melhor NPS do Brasil.

 

O BTP recebeu o título de “Porto com maior CES do Brasil”, pelo primeiro lugar entre os portos no indicador CES – Customer effort Score de 2022, ou seja, que possui os clientes com a menor percepção de esforço do país.

 

Tecon Salvador do Grupo Wilson Sons, recebeu dois títulos, o de “Porto com maior CJI do Brasil”, pelo primeiro lugar entre os portos no indicador CJI – Customer Journay Index de 2022, ou seja, que possui os clientes mais satisfeitos com sua jornada do país e empatado com Itapoá, o de “Porto com maior SSI do Brasil”pelo primeiro lugar entre os portos no indicador SSI – Spontaneous Satisfaction Index de 2022, ou seja, que possui os clientes com o maior satisfação geral espontânea do país.

 

Já o Porto Itapoá recebeu três títulos!

 

O primeiro já colocado acima, em empate com Tecon Salvador, o segundo de “Porto com maior NPS do Brasil”, pelo primeiro lugar entre os portos no indicador NPS – Net Promoter Score de 2022, ou seja, que possui os clientes mais fiéis do país e o grande título do ano: O MELHOR TERMINAL PORTUÁRIO DO BRASIL EM EXPERIÊNCIA DO CLIENTE 2022.

 

Após a premiação um delicioso branch oferecido por nosso parceiro Maersk / Aliança fecha com chave de ouro este tão relevante primeiro encontro do setor.

RELEMBRE O PROGRAMA

*   08:30 às 09:00h – Welcome Coffee

*   09:00 às 09:30h – Palestra: Nível de maturidade e evolução do setor de logística nacional na gestão da experiência do cliente, com base nos dados IBRC do setor em 8 anos. Alexandre Diogo, Presidente Global e CEO Brasil do IBRC.

*   09:30 às 10:45 – Bate Bola: O quanto colocar o cliente no centro das decisões adiciona valor aos negócios de logística. Como e porque efetivar com sucesso esta centralidade no setor.

  • Karin Schöner – Presidente da Maersk na costa leste da América do Sul

  • Alexandre Diogo – Presidente Global e CEO Brasil do IBRC.

Alexandre

Karin

*  09:45 às 10:45h – Painel de Cases – Como inovar para atender novos desafios da experiência do cliente no Brasil

  • Caio da Silva, Head de Customer Experience na Aliança

  • Daniela Neves, Presidente Brasil  da CSA do Brasil – Commodity Supplies Ag

  • Fernanda Ferraz, Gerente Corporativa de Logística na Westrock

  • Lucas Alves, Gerente de Customer Experience na Maersk

  • Moderador: Alevir Francisco, Diretor Executivo do IBRC.

Alevir Francisco

Caio

Daniela

Fernanda

Lucas

* 10:45 às 11:00h – Intervalo

* 11:00 às 12:15h – Painel de debate: Aprendendo com as experiências práticas dos portos que são destaques do setor em efetivamente ter clientes satisfeitos e leais:

  • Cássio Schreiner – CEO Porto Itapoá

  • Demir Lourenço – Diretor Executivo do TECON Salvador – Wilson Sons

  • Fabio Siccherino – CEO da DP World Santos

  • Ricardo Arten – CEO do Brasil Terminal Portuário

  • Moderador: Alexandre Diogo – Presidente Global e CEO Brasil do IBRC

Cássio

Demir

Fábio

Ricardo

* 12:15 às 12:30h  – Cerimônia de premiação dos Portos destaques em CX do Brasil.

* 12:30 às 14:30h – Almoço um oferecimento dos nossos parceiros Maersk e Aliança.

VEJA AS AVALIAÇÕES

Dados Amostrais

Excluindo as avaliações de colaboradores do IBRC e da Maersk/Aliança tivemos 69 retornos até o momento, o que representa mais de 70% dos participantes.

NPS – Qual a probabilidade de você recomendar o evento “Fórum Setorial IBRC de Logistica”, a um amigo ou conhecido? Dê uma nota de 0 a 10 a esta pergunta, onde 0 representa “nem um pouco provável” e 10 representa “altamente provável”:

VEJA OS DEPOIMENTOS

“O evento foi muito bom, inclusive poderia ter sido até mais extenso, porém o tempo foi suficiente para bastante aprendizado e networking. Em especial a qualidade dos temas abordados e a importância deles para os setores presentes. Agradeço pelo convite, foi muito bom o evento e saí com muitos conhecimentos novos adquiridos.”
Victor Ribeiro Barbosa
TCP

 

“Foi muito bom, inclusive os painéis. Incrível a capacidade do IBRC de juntar tantos profissionais de primeira linha! PARABÉNS!”
Marcelo Neme
Tecon Salvador

 

“Ótima estrutura e organização. Temas relevantes para o setor.”
Rodrigo Chiacho
Kenvue

 

“Só tenho elogios ao Evento, sem dúvida, nós do Porto Itapoá manteremos as melhorias de nossos serviços e esperando buscar mais prêmios no próximo ano. O cuidado na organização e assuntos abordados foram de grande valia.”
Wilton de Sales Dominiciano
Porto Itapoá

 

“Foi o primeiro evento da IBRC que participei, e gostei muito em todos os aspectos, principalmente estrutura da organização, assim como a oportunidade de efetuar networking utilizando inclusive os temas apresentados nas palestras e painéis.. Deixo como sugestão o desenvolvimento de temas sobre infraestrutura portuária voltada para os clientes.”
Ricardo Costa
Sepetiba Tecon

 

“O evento foi muito bem organizado, o fluxo de informações foi perfeito. Os entrevistadores e entrevistados estão de parabéns!”
Tiara Barañano Souza
Wilson Sons Tecon Rio Grande

 

“Sentimos muito orgulho de trilharmos junto ao IBRC a jornada de sucesso na experiência de nossos clientes. Parabéns ao IBRC pelo evento de altíssima importância e qualidade para o aprendizado contínuo.”
Cássio Schneider
CEO Porto Itapoá

 

“O evento foi uma grande oportunidade de realização de network com conteúdo de qualidade e muito bem representados com palestrantes de peso. E a apresentação de cases é sempre uma boa ferramenta de aprendizado a quem se propõe a tal, se trata de um formato bastante relevante e importante. Parabéns pelo evento e muito obrigado pelo convite, sem sombra de dúvidas foi muito positivo.”
Jean Carlos Busana
BRF S.A.

 

“A ideia de premiação é muito interessante. Os resultados da pesquisa mais ainda.”
Roseneide Fassina
Transporte e Comércio Fassina Ltda

 

“Uma grande oportunidade de conectar com demais empresas.”
Silvia Pires Migueles
Brasken

 

“Excelente a atualidade dos temas e nível dos participantes”
Elisabete dos Santos Coelho
Rhodia

 

“A organização do evento e relevância do conteúdo me fizeram dar nota 10.”
Aurelio Fernandes
Continental Pneus

 

“Minha nota é 10 pelo conteúdo e o foco no setor, pois temos poucas agendas como essa olhando o setor.”
Camila Rosa da Silva
VLI

 

“Toda a organização do evento, escolha dos temas e discussões foram muito produtivas para levantar questionamentos importantes para minha empresa e como podemos melhorar no atendimento e na geração de valor para o cliente.”
Talita Tomaz
MRS Logística

 

“O evento foi ótimo! A condução, pautas, prêmios, almoço, networking. Perfeito, Parabéns!”
Guilherme Dutra
Diretor administrativo e comercial – Tecon Salvador

 

“Qualidade e conteúdo geral do evento foram excepcionais. Palestrantes altamente qualificados.”
Dilmar Birkket
Action Agenciamento de cargas Ltda.

Agradecemos e te esperamos no próximo!