Fórum Setorial IBRC – Inteligência de Mercado 2025

Veja as fotos:


Em breve você poderá conferir nossa galeria de fotos!

Resultados

O 1º Fórum Setorial IBRC focado na área de Inteligência de Mercado, com o tema “O discurso e a prática das empresas no Brasil sobre levantamento e uso estratégico de dados, uma radiografia inédita e impressionante da inteligência de mercado nas corporações.” superou todas as expectativas.

Esta primeira edição histórica, aconteceu dia 28 de agosto de 2025, no L’hotel Portobay São Paulo, um elegante 5 estrelas de excelente localização na Alameda Campinas 266, Jardim Paulista, das 08h30 às 12h30, foi um enorme sucesso!

Mais de 80 participantes, em sua maioria gerentes e diretores, de 69 empresas estiveram presentes, e atestaram o sucesso. Veja a avaliação:

No NPS, não tivemos neutros e nem detratores… zero! Nem nota 7. Veja:

Depoimentos – Justificativas para as notas do NPS

  • “Relevância”. Brunno Carvalho, Vale PASA

  • “Oportunidade de aprendizado, organização e estrutura”. Vilson Gustavo Abreu Batista Pereira, Continental Pneus

  • “Diversidade de segmentos com seus pontos de vista”. Rafael Landim, Iomed Ortopedia Especializada

  • “Toda a estrutura do evento, desde a organização aos assuntos abordados nos painéis”. Vinicius Alberto, MPD Engenharia

  • “Diversidade dos setores participantes”. Letícia C. Mariano, MDS GROUP

  • “Organização e conteúdo”. Sergio Zegaib, Megh Indústria e Comércio LTDA

  • “Foi proveitoso, espero que tenham novos fóruns. O tempo pode ser melhor aproveitado”. Tarik Said Munaier, Ambev

  • “Insights”. Carolina Brown, TCP

  • “A diversidade dos setores participantes com visões e históricos diferentes, mas com foco em IM”. Renato Borges, LTL Consultoria e MKT

  • “A relevância do tema”. Thiago Fortunato Blezer Moreira, Vibra

  • “As trocas dos painéis”. Erika Bicalho, MICHELIN Connected Fleet

  • “Expertise”. José Vicente Da Costa Junior, Vicente Costa Advocacia

  • “O tema e profundidade dada ao assunto foi muito importante. Não esperava esse nível de imersão. A ideia de trazer cases é muito boa para os próximos fóruns”. “Parabéns pelo evento. A ideia de cases deve ser incluída mesmo para os próximos”. Rodrigo Brandão Pires Corrêa, Prominas

  • “Tema e participação do grupo”. Anderson Costa, União Química

  • “Organização e mediação dos temas; Obrigado pelo convite, o fórum foi muito produtivo. Gostaria de sugerir a apresentação de cases nos próximos eventos, inclusive me colocando a disposição para apresentar um próprio. Além disso gostaria de poder manter o contato com a rede de profissionais de inteligência, propondo a criação de uma comunidade”. Rodolfo Pavan, Cogna Educação

  • “Organização, conteúdo com dados fundamentados (pesquisa) e abordagem leve; Quero parabenizar o evento, acredito que tende muito a evoluir(conte comigo) Valeria a pena explorar mais a indústria pesada (ex. siderurgia que é bem carente e mas tende agregar)”. Rodrigo Costa, Grupo Maringá

  • “O conteúdo, de alta qualidade”. Tiara Souza, Tecon Rio Grande

  • “Escopo, horários e conteúdo”. Diego Santos, Marko

  • “A importância do tema e a valorização do profissional inserido nesse contexto”. Monica Baliberdin, ABRAPP

  • “Conteúdo”. Fábio Luiz Cordeiro Pirotta, Lenovo

  • “O conteúdo da palestra; Excelente”. Alessandra Casaro Cardoso, Allcare

Outros depoimentos

  • “Dia muito produtivo no Fórum de Inteligência de Mercado do Instituto IBRC. Evento enriquecedor e agregador, pois tive a oportunidade de acompanhar painéis com os melhores executivos da saúde e de outros segmentos (construção civil e logística), desmistificando as relações comerciais e principalmente os setores de IM (Inteligência de Mercado) e suas atualizações no modelo de governança.  Agradeço @alexandrediogo pelo convite e ótima condução do evento e agradeço também meu amigo e parceiro do mundo corporativo de OPME Rafael Landim por me convidar para mais um evento de altíssimo nível!”. Carlos Rocha, Visão Implantes

  • “Alexandre, gostaria de agradecer o convite e parabenizar pelo início dos fóruns de Inteligência de Mercado. Ótimo evento e oportunidade de trocar experiências e desafios com quem vive na prática essa área. Havendo novas iniciativas e eventos, gostaria de participar novamente. Fico no aguardo da divulgação completa da pesquisa. Muito obrigado!”. André Martins Ferreira, Petróleo Ipirang

  • “Gostaria de agradecer e parabenizar o evento de hoje, foi muito enriquecedor e cheio de bons insights. Forte abraço”. Guilherme Yamauchi, Even

  • “Parabenizo o evento realizado, com grande relevância para nossa área”. Brunno Carvalho, Vale PASA.

O que foi discutido?

O ponto de partida que norteou todas as apresentações e debates que aconteceram no evento, foi a pesquisa inédita e exclusiva realizada pelo IBRC: Radiografia das Áreas de Inteligência de Mercado no Brasil.

O evento foi aberto pelo presidente do IBRC Alexandre Diogo, apresentando um resumo executivo dos resultados da pesquisa, que ouviu 328 executivos com inteligência do mercado ou competitiva no título de seus cargos, sendo 72% de líderes, contra apenas 28% de não-líderes (analistas, consultores e outros). A amostra da liderança é composta por 20% de alta liderança (diretores e superintendentes), 57% de média liderança (gerentes e coordenadores) e 2% de liderança elementar (supervisores).

Foi pioneiro, porque dados estatísticos sobre a presença e estrutura do setor de Inteligência de Mercado (IM) nas empresas brasileiras ainda são um campo em evolução, e obter números é desafiador, pois muitas vezes essas áreas estão integradas a departamentos maiores como Marketing, Vendas ou Estratégia.

Saímos do FSIM certos que o setor de Inteligência de Mercado é um motor para a competitividade e inovação nas empresas modernas, transformando dados brutos em conhecimento estratégico e insights valiosos para todas as áreas do negócio, e que sim, há um reconhecimento crescente da importância da Inteligência de Mercado. Mas os desafios ainda são muitos e grandes!

Por exemplo, ainda não está em IM as ações de inteligência de CX, como mostrou enquete relâmpago realizada com os presentes:

 

Discutimos: Qual a presença da IM nas empresas no Brasil? Que tamanho têm? Qual a composição, cargos e hierarquia? Como é a remuneração? Quais as especificidades por porte, por setor e qual a influência da cultura corporativa? Que resultados concretos este setor traz? O papel da IA, muitos exemplos concretos de sucesso e insucesso, E muito mais…

 

Mas a discussão dos desafios do setor foi a mais longa. Em outra enquete relâmpago, os presentes cravaram: O grande desafio do setor é CULTURA!

Pesquisa completa

Se você esteve conosco participando do primeiro fórum setorial de inteligência de mercado não se preocupe! Em breve você receberá pelo seu e-mail cadastrado o PDF completo da pesquisa.

Se você não participou, não importa o motivo, basta fazer um cadastro super simples  e também receberá o PDF da pesquisa.

Só começando…

Este trabalho nos enche de orgulho. O IBRC tem a honra de ser pioneiro em dar o primeiro passo nesse campo, revelando o panorama atual e iniciando uma jornada de maior reconhecimento e valorização da Inteligência de Mercado.

Estamos certos de que este é apenas o começo. A partir dele inauguramos um movimento permanente para trazer conhecimento, visibilidade e desenvolvimento a um setor tão estratégico.

O nosso compromisso é claro: este estudo não é um ponto de chegada, mas um ponto de partida. Outros projetos, novas pesquisas e iniciativas estão por vir, porque acreditamos que fortalecer a Inteligência de Mercado significa fortalecer também a capacidade competitiva, inovadora e sustentável das empresas e, por consequência, do próprio país.

Programa:

• 08:30 às 09:00h – Chegada

• 09:00 às 09:05h – Abertura

• 09:05 às 10:00h – Palestra – Apresentação da pesquisa que dá o tema do evento: “O discurso e a prática das empresas no Brasil sobre levantamento e uso estratégico de dados, uma radiografia inédita e impressionante da inteligência de mercado nas corporações.” – Alexandre Diogo, presidente do IBRC

• 10:00 às 11:00h – Painel de debate 1 – A visão tática
De olho nos dados que a pesquisa trouxe, vamos falar a partir da visão tática, sobre o balanço do setor hoje, melhores práticas, identificação dos principais desafios e com base nas experiências de cada empresa discutir a propositura de soluções para estes desafios, e projeções para o futuro da inteligência de mercado no Brasil.

  √ Carolina Brown, Gerente de Inteligência de Mercado e Comercial do TCP, Terminal de Contêineres de Paranaguá.

  √ Erika Bicalho, Gerente de Inteligência de Mercado da Michelin Connected Fleet.

  √ Ricardo Bernardi Cuba, Gerente de Inteligência de Mercado e Competitividade da rede de restaurantes Baked Potato.

  √ Moderação Alexandre Diogo

• 11:00 às 11:30h – Networking Coffee

• 11:30 às 12:30h – Painel de debate 2 – A visão estratégica

De olho nos dados que a pesquisa trouxe, vamos falar a partir da visão estratégica, sobre o balanço do setor hoje, melhores práticas, identificação dos principais desafios e com base nas experiências de cada empresa discutir a propositura de soluções para estes desafios, e projeções para o futuro da inteligência de mercado no Brasil

   √ Alessandra Casaro, Diretora Executiva de Produtos e Inteligência de Mercado da Allcare.

   √ Rafael Mattioli, Diretor Comercial e Inteligência de Mercado da MPD Engenharia.

   √ Reinaldo Moraes, Diretor de Desenvolvimento de Mercado da União Química.

   √ Moderação Alexandre Diogo

• 12:30h – Encerramento

 

Como sempre, foi um evento fechado, sem inscrições, onde apenas convidados puderam participar, com muito conteúdo prático e relevante, balizado por estudo científico prévio, com networking incomparável. Promessa cumprida!!

Por que Fóruns Setoriais?

Para cumprir nossa missão enquanto Instituto, de promover o desenvolvimento das relações empresa-cliente no país através da valorização e divulgação das melhores práticas de CX nos diversos setores da economia. Uma estratégia carimbada pelo sucesso!

Por que IBRC?

  • Referência internacional em CX;

  • Referência nacional em pesquisa de mapeamento;

  • Enormes expertise e experiência em eventos no tema, há quase 30 anos;

  • Networking e credibilidade ímpares;

  • Alinhamento com nossa missão.

Desde 2017 temos realizado vários FÓRUNS SETORIAIS. Veja alguns realizados: https://ibrc.com.br/eventos-realizados/

Obrigado e Até o próximo!