Fórum Setorial IBRC de Saúde 2025

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Chegando ao hotel O Foyer O Foyer Recepção do evento Entrada sala plenária Sala plenária Sala plenária Facilities nos banheiros Recepção Recepção Alexandre Diogo e Danielli Patti Alexandre Diogo e equipe Uniodonto Porto Alegre e Fortaleza Alexandre Diogo e equipe COPASS Saúde Alexandre Diogo e equipe CASEC Alexandre Diogo e equipe Abertta Saúde Welcome coffee Welcome coffee Welcome coffee Welcome coffee Welcome coffee Alexandre Diogo abre o 3° Fórum Setorial de Saúde Casa cheia desde o comecinho Casa cheia Casa cheia Casa cheia Momento de confraternização Momento de confraternização Momento de confraternização Chama primeira palestra e faz a primeira enquete Resultado enquete sobre Personas nas operadoras de saúde Alexandre apresenta matéria da Rede TV onde falou sobre personas Danielli Patti apresenta o case Saúde Petrobras de Personas Danielli Patti apresenta o case Saúde Petrobras de Personas Danielli Patti apresenta o case Saúde Petrobras de Personas Danielli Patti apresenta o case Saúde Petrobras de Personas Alexandre agradece Danielli Os participantes registram! Painel de executivos de CX Painel de executivos de CX Painel de executivos de CX Juliana SulAmérica Juliana SulAmérica Bosco Saúde Petrobras Bosco Saúde Petrobras Thiago - Unimed São José do Rio Preto Thiago - Unimed São José do Rio Preto Enquete sobre a estrutura de CX das operadoras Alexandre Diogo Painel de executivos de CX Participantes votando na enquete em tempo real Coffee break Coffee break Coffee break Coffee break Coffee break Coffee break Coffee break Coffee break Coffee break Coffee break Coffee break Coffee break Coffee break Coffee break Coffee break Coffee break Coffee break Coffee break Coffee break Reiniciando com mais uma enquete sobre o desafio principal das operadoras para 2025 Painel de presidentes Painel de presidentes Jorge HSaúde Julio Uniodonto Porto Alegre Werner Abertta Saúde Painel de presidentes Painel de presidentes Painel de presidentes Presentes curtindo Presentes curtindo registrando... registrando... E aplaudindo Presidentes Premiação AMMP Saúde Premiação HSaúde Premiação Prevent Senior Premiação Saúde São José Premiação Saúde Petrobras Premiação SulAmérica Premiação Unimed Alta Mogiana Premiação Unimed São José do Rio Preto Premiação Uniodonto Fortaleza Premiação Uniodonto Porto Alegre Premiação MELHOR DAS MELHORES - Amagis Saúde Equipe Prevent Senior Equipe AMMP Saúde Equipe Abertta Saúde Equipes Aberta, AMMP e Copass - caravana de MG Amagis Equipe HSaúde Equipe SulAmérica Equipe Uniodonto Fortaleza Equipe Saúde Petrobras

Resultado

O Fórum Setorial IBRC focado em operadoras de saúde, já está consagrado depois do sucesso de 2 edições. A terceira edição que aconteceu dia 26 de junho de 2025, no L’hotel Portobay São Paulo, um elegante 5 estrelas de excelente localização na Alameda Campinas 266, Jardim Paulista, das 08h30 às 12h30, foi um enorme sucesso!

127 participantes, em sua maioria dirigentes, de 81 empresas estiveram presentes, e atestaram o sucesso. Veja a avaliação:

No NPS, não tivemos neutros e nem detratores… zero! Veja:

O que foi discutido?

A saúde suplementar é um setor fundamental para o Brasil. Depois de muita estagnação, e um prejuízo histórico no pós pandemia, a recuperação do setor segue firme e forte: Em 2024, o setor de planos de saúde no Brasil registrou um lucro líquido de R$ 11,1 bilhões, um aumento de 271% em relação ao ano anterior, que já tinha mostrado recuperação em relação à 2022, com as operadoras médico-hospitalares de grande porte sendo as principais responsáveis por esse desempenho positivo.

 

Em relação ao número de usuários da saúde suplementar, tivemos um recorde de 52,2 milhões de usuários em planos de assistência médica em dezembro de 2024, de acordo com a ANS. O crescimento foi de 156.217 usuários em comparação com novembro do mesmo ano. Além disso, o setor de planos odontológicos também registrou um número recorde de 34,4 milhões de beneficiários, de acordo com a ANS.

 

Apesar disso, os indicadores médios de satisfação do setor caíram em 2023 e novamente em 2024. Vamos discutir este contraste. O que aconteceu? Porque e como algumas operadoras foram na contramão e mantiveram ou até melhoraram seus indicadores de CX?

Essas e outras questões foram espetacularmente respondidas pelos executivos e presidentes presentes, sob a moderação de Alexandre Diogo, presidente do IBRC

 

Diferenciais

Baseados em dados de satisfação de clientes de 254 operadoras, que juntas possuem quase 60 milhões de clientes, onde foram ouvidos nada menos que 115.330  beneficiários, discutimos o tema “Lucratividade aumentando e satisfação caindo. O que diferencia as operadoras onde não houve queda? Quais os fatores primordiais de sucesso em garantir a melhora sustentada  na satisfação?”

Veja o desempenho médio das 254 operadoras em 2024 frente ao de 2023 (anos base):

 

9 dos 11 indicadores obrigatórios mensurados na pesquisa para a pontuação do IDSS caíram. Um indicador se manteve igual e apenas um melhorou.

2 caíram acima de 5 pontos percentuais, que foram o atendimento de reclamações e o volume de reclamações, o que é particularmente crítico no momento que entra em vigor a resolução 623 da ANS, cujo principal foco é justamente o indicador de reclamações.

 Depois destes 2, a principal queda foi na satisfação assistencial: atendimento de urgência e emergência caiu 4,5 pontos percentuais e o atendimento de consultas e exames simples que caiu 3,2 pontos percentuais.

Levamos os executivos de CX e os presidentes de algumas das operadoras de saúde com os melhores indicadores de satisfação e lealdade de clientes do país para receberem uma premiação pelo belo desempenho, mas principalmente para compartilharem sua prática de CX, o que funcionou e o que não funcionou para cada um, tanto nos níveis operacional e tático, quanto no estratégico, como foi o caminho e que resultados obtiveram, que lhes deixou nesta posição de melhores em suas categorias.

Levamos também, pela primeira vez, um case de sucesso inédito e exclusivo da operadora Saúde Petrobras, para abrir o programa, que foi sensacional, obtendo inclusive a melhor avaliação de todas as etapas do programa.

PROGRAMA

08:30 às 09:00h – Chegada

09:00 às 09:05h – Abertura

Dr. Alexandre Diogo, presidente do IBRC

 

09:05 às 09:45h – Palestra  – caso de sucesso:

“O projeto de mapeamento e desenho das personas dos beneficiários Saúde Petrobras, caminhos, desafios, relevância e resultados”

Danielli Patti, Gerente de Análise e Informação em Saúde da Saúde Petrobras

09:45 às 10:30h – Painel de debate 1

Executivos de clientes das operadoras premiadas: Que diferenciais sob a ótica técnico-operacional e tática fazem da sua operadora a melhor?

Juliana Bagaglio, Diretora executiva da SulAmérica

João Bosco Crema, Diretor de atendimento e rede da Saúde Petrobras

Thiago Gomes Coelho, Diretor de relacionamento da Unimed São José do Rio Preto

10:30 às 11:00h – Networking Coffee

11:00 às 12:15 – Painel de debate 2 – Painel de presidentes

CEOs das operadoras premiadas: Que diferenciais estratégicos fazem da sua operadora a melhor?

Jorge Kfouri Neto, presidente da HSaúde

Júlio César Macial, presidente da Uniodonto Porto Alegre

Werner Dalla, presidente da Abertta Saúde

12:15 às 12:30 – Cerimônia de premiação das operadoras com melhor desempenho na Pesquisa de Satisfação de Beneficiários 2025, ano base 2024.

12:30h – Encerramento

PREMIAÇÃO

Ao final do evento as operadoras com o melhor desempenho em sua categoria considerando o porte e perfil (Autogestão, medicina de grupo, seguradora, cooperativa etc.) receberam do IBRC o título de “OPERADORA AMIGA DO CLIENTE 2025”, um reconhecimento muito especial para quem comprovadamente faz bem feito no setor.

Estas operadoras foram as melhores considerando o desempenho de TODAS as 254 operadoras que publicaram resultados da pesquisa ANS – IDSS em 2025, muitas clientes do IBRC, mas outras tantas que fizeram a pesquisa com outro instituto ou caseiramente, considerando a média das 10 questões obrigatórias, tendo 1 e 2 peso 2 e as oito demais peso 1.

Veja as premiadas:

Como sempre, foi um evento fechado, sem inscrições, onde apenas convidados puderam participar, com muito conteúdo prático e relevante, com networking incomparável. Promessa cumprida!!

Por que IBRC?

  • Referência internacional em CX;

  • Enormes expertise e experiência em eventos no tema, há 28 anos;

  • Networking e credibilidade ímpares;

  • Alinhamento com nossa missão.

Desde 2017 temos realizado vários FÓRUNS SETORIAIS. Veja alguns realizados: https://ibrc.com.br/eventos-realizados/

Veja como foram os Fóruns de Saúde anteriores: O primeiro: https://ibrc.com.br/forum-setorial-saude-2018/  e o segundo:  https://ibrc.com.br/forum-setorial-ibrc-de-saude-2024/

DEPOIMENTOS

“O Networking e as trocas e aprendizados durante as palestras.” Danielli Patti, Diretoria de Administração e Finanças, Gerência de Análise e Informação em Saúde – Saude Petrobras

“Atendimento, relacionamento”. Tabata Merenda, Central de Negócios e Regulação – Hsaúde

“As discussões falando na prática quais ações foram realizadas para aumentarem a satisfação e experiência do cliente.” Guilherme Diniz Crepaldi – Odontoseg

“Clima agradável de trocas, parcerias e experiências. Muito bom!”. Thiago Coelho, Diretor de Relacionamento – Unimed São José do Rio Preto

“Além do prêmio, escutar o que as empresas estão fazendo para melhorar a vida dos beneficiários.” João Bosco Crema, Diretor de Rede e Atendimento – Saúde Petrobras

“O evento como um todo!!!! Muiiiiiiito bom!!! De uma leveza tremenda! Parabéns”. Vívian Heylmann, Gestora de Relacionamento – Uniodonto Porto Alegre

“Poder escutar as outras operadoras e suas experiências. Adoramos”. Renata Abrão, Qualidade – Prevent sênior

“Parabéns por um evento com excelente estrutura e enriquecedor para novos conhecimentos e insights!”. Larissa Martos Chagas – Fundação Saúde Itaú

“Insights de soluções”. Yago Ribeiro Delbuoni, Analista de Processos – Uniodonto do Brasil

“Assuntos discutidos extremamente pertinente”. César Augusto Coutinho Ferreira – Prevent Senior

“Evento rico em informações.” Lucineia Pinatti, Atendimento – Odontolive

“Evento dinâmico e transparente para criar novos insights”. Patrick Viude – Odontolive

“O conjunto da obra. Tudo perfeito. Parabéns! O evento foi maravilhoso.” Neudivar Gomes, Supervisor de Atendimento – Uniodonto Fortaleza

“Excelente iniciativa, muitos insights e voltamos querendo fazer melhor!”. Deuzângela Borges, Gerente – AMMP SAÚDE

“Qualidade com pontualidade”. Werner Dalla, Diretor Presidente Interino – Abertta Saude

“O evento foi incrível, manter o relacionamento em nosso segmento é excepcional. Estar presente é uma honra.” Juliana Bagagli, Diretora Executiva – SulAmerica

“Parabéns pelo evento, Alexandre! Vc, como sempre, arrasa!”. Adria Cândido – HapVida

“A independência é total embasamento em pesquisas reais”. Jorge Abrahão Kfouri – Hsaúde

“A simpatia e a moderação do A empatia e a moderação do Alexandre, que faz toda a diferença.” Marina Shizuko Andrade Yasuda – Amagis Saúde

“Qualidade e acolhimento” – Natã Vieira de Melo – Unimed São José do Rio Preto

“A qualidade do evento e os insights dos temas apresentados.” Bruna Vieira – Casec

“Um evento Espontâneo e reconhecedor”. Júlio Maciel – Uniodonto POA

“Continue assim, espontâneo!”. José Alves – Uniodonto do Brasil

“Ampliação de conhecimento”. Carlos Eduardo Moreira dos Santos – Casec

“Foi muito interessante. Gostaria de ver mais sobre a avaliação da ANS em si, pois a queda de satisfação foi geral.” Domenica – Unimed Nacional

“Foi uma experiência única e incrível. A Amagis Saúde, mesmo pequena, está indo pelo caminho certo. Obrigada pela parceria!”. Marina Shizuko – Gerente, Amagis Saúde.

Retornos por email:

“Nós que agradecemos a oportunidade, essa oferecida pelo Armando Gentil da Integral Saúde, que por motivos comerciais, ficou impedido de comparecer.

Parabéns pelo Evento e pela sua organização, e claro, parabéns para toda a sua Equipe.” Augusto Muriano – Self

“Eu que agradeço o reconhecimento e foi um prazer está presente no evento.”. Claudio Fernandes Neri, Vice Presidente – Uniodonto Fortaleza

“Boa tarde, Alexandre!

Gostei muito do evento. A tua espontaneidade e a descontração do evento foi cativante. Espero poder estar no ano que vem discutindo, aprendendo e fazendo provocações que possam melhorar nossa saúde suplementar. Grande abraço e uma semana com muito proveito!” – Julio Maciel, Presidência Uniodonto Porto Alegre.

Prezado Dr. Alexandre e equipe IBRC,

Gostaria de agradecer pelo convite e parabenizar pelo excelente evento que proporcionou um imenso aprendizado com a metodologia e práticas exemplificadas pelos setores que vêm obtendo sucesso em relação à satisfação do cliente.

Foi uma experiência enriquecedora ouvir os Presidentes e Executivos das empresas premiadas, que compartilharam dicas valiosas e estratégias detalhadas. As histórias contadas foram realmente inspiradoras e emocionantes.

Achamos especialmente interessante o conceito de Persona, que foi exemplificado brilhantemente pelos palestrantes, nos motivando a aprofundar e colocar essa abordagem em nosso radar.

Estamos ansiosos para receber os materiais com fotos, avaliação completa e resumo do evento que será compartilhado na próxima semana.

Mais uma vez, muito obrigado pela oportunidade de participar deste evento incrível.

Grande abraço e até o próximo!

Carlos Eduardo Moreira dos Santos

Presidente – Casec

Até o próximo!