Fórum Setorial IBRC de Saúde 2025
VEJA AS FOTOS
Resultado
O Fórum Setorial IBRC focado em operadoras de saúde, já está consagrado depois do sucesso de 2 edições. A terceira edição que aconteceu dia 26 de junho de 2025, no L’hotel Portobay São Paulo, um elegante 5 estrelas de excelente localização na Alameda Campinas 266, Jardim Paulista, das 08h30 às 12h30, foi um enorme sucesso!
127 participantes, em sua maioria dirigentes, de 81 empresas estiveram presentes, e atestaram o sucesso. Veja a avaliação:

No NPS, não tivemos neutros e nem detratores… zero! Veja:
O que foi discutido?
A saúde suplementar é um setor fundamental para o Brasil. Depois de muita estagnação, e um prejuízo histórico no pós pandemia, a recuperação do setor segue firme e forte: Em 2024, o setor de planos de saúde no Brasil registrou um lucro líquido de R$ 11,1 bilhões, um aumento de 271% em relação ao ano anterior, que já tinha mostrado recuperação em relação à 2022, com as operadoras médico-hospitalares de grande porte sendo as principais responsáveis por esse desempenho positivo.
Em relação ao número de usuários da saúde suplementar, tivemos um recorde de 52,2 milhões de usuários em planos de assistência médica em dezembro de 2024, de acordo com a ANS. O crescimento foi de 156.217 usuários em comparação com novembro do mesmo ano. Além disso, o setor de planos odontológicos também registrou um número recorde de 34,4 milhões de beneficiários, de acordo com a ANS.
Apesar disso, os indicadores médios de satisfação do setor caíram em 2023 e novamente em 2024. Vamos discutir este contraste. O que aconteceu? Porque e como algumas operadoras foram na contramão e mantiveram ou até melhoraram seus indicadores de CX?
Essas e outras questões foram espetacularmente respondidas pelos executivos e presidentes presentes, sob a moderação de Alexandre Diogo, presidente do IBRC
Diferenciais
Baseados em dados de satisfação de clientes de 254 operadoras, que juntas possuem quase 60 milhões de clientes, onde foram ouvidos nada menos que 115.330 beneficiários, discutimos o tema “Lucratividade aumentando e satisfação caindo. O que diferencia as operadoras onde não houve queda? Quais os fatores primordiais de sucesso em garantir a melhora sustentada na satisfação?”
Veja o desempenho médio das 254 operadoras em 2024 frente ao de 2023 (anos base):

9 dos 11 indicadores obrigatórios mensurados na pesquisa para a pontuação do IDSS caíram. Um indicador se manteve igual e apenas um melhorou.
2 caíram acima de 5 pontos percentuais, que foram o atendimento de reclamações e o volume de reclamações, o que é particularmente crítico no momento que entra em vigor a resolução 623 da ANS, cujo principal foco é justamente o indicador de reclamações.
Depois destes 2, a principal queda foi na satisfação assistencial: atendimento de urgência e emergência caiu 4,5 pontos percentuais e o atendimento de consultas e exames simples que caiu 3,2 pontos percentuais.
Levamos os executivos de CX e os presidentes de algumas das operadoras de saúde com os melhores indicadores de satisfação e lealdade de clientes do país para receberem uma premiação pelo belo desempenho, mas principalmente para compartilharem sua prática de CX, o que funcionou e o que não funcionou para cada um, tanto nos níveis operacional e tático, quanto no estratégico, como foi o caminho e que resultados obtiveram, que lhes deixou nesta posição de melhores em suas categorias.
Levamos também, pela primeira vez, um case de sucesso inédito e exclusivo da operadora Saúde Petrobras, para abrir o programa, que foi sensacional, obtendo inclusive a melhor avaliação de todas as etapas do programa.
PROGRAMA
08:30 às 09:00h – Chegada
09:00 às 09:05h – Abertura
Dr. Alexandre Diogo, presidente do IBRC
09:05 às 09:45h – Palestra – caso de sucesso:
“O projeto de mapeamento e desenho das personas dos beneficiários Saúde Petrobras, caminhos, desafios, relevância e resultados”
Danielli Patti, Gerente de Análise e Informação em Saúde da Saúde Petrobras
09:45 às 10:30h – Painel de debate 1
Executivos de clientes das operadoras premiadas: Que diferenciais sob a ótica técnico-operacional e tática fazem da sua operadora a melhor?
Juliana Bagaglio, Diretora executiva da SulAmérica
João Bosco Crema, Diretor de atendimento e rede da Saúde Petrobras
Thiago Gomes Coelho, Diretor de relacionamento da Unimed São José do Rio Preto
10:30 às 11:00h – Networking Coffee
11:00 às 12:15 – Painel de debate 2 – Painel de presidentes
CEOs das operadoras premiadas: Que diferenciais estratégicos fazem da sua operadora a melhor?
Jorge Kfouri Neto, presidente da HSaúde
Júlio César Macial, presidente da Uniodonto Porto Alegre
Werner Dalla, presidente da Abertta Saúde
12:15 às 12:30 – Cerimônia de premiação das operadoras com melhor desempenho na Pesquisa de Satisfação de Beneficiários 2025, ano base 2024.
12:30h – Encerramento
PREMIAÇÃO
Ao final do evento as operadoras com o melhor desempenho em sua categoria considerando o porte e perfil (Autogestão, medicina de grupo, seguradora, cooperativa etc.) receberam do IBRC o título de “OPERADORA AMIGA DO CLIENTE 2025”, um reconhecimento muito especial para quem comprovadamente faz bem feito no setor.
Estas operadoras foram as melhores considerando o desempenho de TODAS as 254 operadoras que publicaram resultados da pesquisa ANS – IDSS em 2025, muitas clientes do IBRC, mas outras tantas que fizeram a pesquisa com outro instituto ou caseiramente, considerando a média das 10 questões obrigatórias, tendo 1 e 2 peso 2 e as oito demais peso 1.
Veja as premiadas:

Como sempre, foi um evento fechado, sem inscrições, onde apenas convidados puderam participar, com muito conteúdo prático e relevante, com networking incomparável. Promessa cumprida!!
Por que IBRC?
-
Referência internacional em CX;
-
Enormes expertise e experiência em eventos no tema, há 28 anos;
-
Networking e credibilidade ímpares;
-
Alinhamento com nossa missão.