Linha do Tempo IBRC

1996
1997 – 2000
2001
2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011 – 2012
2013 – 2015
2016
2017

1996


  • Em fevereiro nasce o IBRC;
  • Nasceu como Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente, totalmente focado em prestar consultoria técnica para pequenas empresas de call center que pipocavam.

1997 – 2000


  • Consultorias técnicas para call center, e o setor de telefonia celular banda B que estava revolucionando as telecomunicações.

2001


  • Alexandre Diogo assume a diretoria de marketing;
  • O IBRC passa a ter em seu portfólio Treinamento e Pesquisa, além de consultoria.

2002


  • Primeira grande pesquisa publicada;
  • Convite para palestrar em evento em SP, que foi a grande inspiração para o FBRC;
  • Alexandre Diogo, então diretor de marketing, se tornar presidente;
  • 1ª Edição do FBRC.

2003


  • Lançamento da ABRAREC e Alexandre Diogo assume a VP de pessoas;
  • Co-realização do primeiro CONAREC;
  • Lançamos do Clube de Executivos IBRC de relacionamento.

2004


  • Nova sede em SP;
  • Crescemos 700% em treinamento.

2005


  • Primeiro FBO – Fórum Brasileiro de Ouvidorias;
  • Primeiro FBGP – Fórum Brasileiro de Gestão de Pessoas.

2006


  • Inserimos Cliente Oculto em nosso portfólio;
  • Reformulamos Missão, Visão e Valores.

2007


  • Realizamos o pioneiro projeto nacional de análise dos SACs com o Inmetro, Que foi ao ar no Fantástico;
  • Alevir Francisco, ex executivo da Vale assume a diretoria de projetos do IBRC;
  • Certificadores de ouvidores do setor financeiro, para o BACEN e posteriormente de outros setores (ANS, ANEEL, SUSEP, etc);
  • Foram 5 domingos consecutivos! Este trabalho foi o embrião do decreto 6523, a “lei dos SACs”.

2008


  • Com enorme expertise em Cliente Oculto, lançamos o selo Loja Amiga do Cliente – LAC;
  • Com o Decreto Presidencial 6523, a “Lei dos SACs”, nossa parceria com a mídia se fortalece, passamos a testar a aderência dos SACs para TV, Rádio e Jornais.

2009


  • O selo LAC cresce e começamos a certificar serviços além de lojas e shoppings;
  • Internacionalizamos! Passamos a operar na Europa a partir de Portugal.

2010


  • Publicamos o primeiro Ranking Nacional de Atendimento ao Cliente;
  • O FBRC passa a ser pautado pelo Ranking.

2011 – 2012


  • Primeiro Ranking de Shoppings no Rio e em São Paulo;
  • Ranking de Shoppings chega a BH, Curitiba e Brasília;
  • Tivemos desempenho espetacular dobrando o faturamento e quase triplicando o número de projetos!

2013 – 2015


  • Lei do E-commerce, Decreto 7962, e mais uma vez o e IBRC atua em testar a adesão;
  • Continuamos crescendo 2 dígitos ao ano, mesmo sendo 2015 ano de crise.

2016


  • Com a Você S/A, o primeiro ranking de MBAs baseado em experiências do aluno , o ranking “MBA que vale o investimento”.

2017


  • FBRC Especial de aniversário;
  • 15 anos de FBRC;
  • 21 anos de IBRC.