Curso Gestão e Implantação de Ouvidoria : São Paulo
14 abril 2020 @ 09:00 - 17 abril 2020 @ 12:00
Data: 14, 15, 16 (curso) e 17 (exame de certificação) de Abril de 2020
Carga Horária: 24 horas
Dia 14 – das 09h00 às 18h00 – curso
Dia 15 – das 09h00 às 18h00 – curso
Dia 16 – das 09h00 às 18h00 – curso
Dia 17 – das 09h00 às 12h00 – exame
Valores para pagamento até a data indicada:
Pagamento até 13/03 – R$ 2150,00,
Após 14/03 – R$ 2620,00
Local:
Av. Brigadeiro Luis Antonio, 487 – 6º andar
Bela Vista – São Paulo/SP
CEP 01317-909
Local:
Av. Brigadeiro Luis Antonio, 487 – 6º andar
Bela Vista – São Paulo/SP
CEP 01317-909
Contempla: material didático, coffee break, certificado de participação, exame de certificação e certificado de aprovação no exame.
Público-alvo:
Diretores, Ouvidores e Gestores em geral. Formulado para os níveis estratégicos, este curso não se destina apenas a ouvidores/ombudsmans, mas a todo executivo que se interesse por este tema tão atual e latente em nosso país.
É destinado tanto às empresas que já possuem ouvidoria e desejam atualizar-se no que há de mais recente acontecendo no Brasil e no mundo, quanto para as que ainda não possuem e desejam entender melhor a respeito, obtendo subsídios para decidir por implantar ou não e entendam como proceder a uma implantação de sucesso.
Contemplamos, ainda, os nichos organizacionais, como as instituições financeiras, por exemplo, que precisam implantá-la por força de resolução do órgão regulador e desejam ter um serviço que, além do custo de observância, agregue real valor ao negócio.
Objetivos:
apresentar, de forma prática e objetiva, o que é um serviço de ouvidoria, qual o seu papel nas organizações modernas, sejam elas públicas ou privadas, nacionais ou multinacionais, como funcionam, que resultados podem e devem gerar e principalmente, como obter o máximo destes resultados.
Fornecerá, ainda, todos os conhecimentos estratégicos necessários à implantação e gestão de uma ouvidoria eficiente, através de uma metodologia exclusiva IBRC, tratando dos pilares principais que a compõem: pessoas, processos, tecnologia e comunicação.
Mesmo para ouvidorias implantadas, a metodologia IBRC é útil para trabalhar o desenvolvimento contínuo ou a reformulação destes serviços.
PROGRAMAÇÃO
» Módulo 01
A Era do Cliente – Evolução das Relações de consumo no Brasil
Mudanças nas relações de consumo: De freguês a cliente após o CDC;
Economia globalizada: O novo perfil do cliente;
Pesquisa IBRC: O que é um bom atendimento?;
Pesquisa IBRC: Empresas que mais respeitam o consumidor;
Respeito ao consumidor, a face da empresa cidadã;
O foco do cliente – Uma busca incessante!;
Relacionamento virtual o novo desafio – facebook, linkedIn, twitter, etc.;
A mídia e a defesa do consumidor, um relacionamento complexo a administrar!
A ouvidoria no contexto da Era do Cliente
Breve histórico da ouvidoria no Brasil e no Mundo;
Conceitos fundamentais – entendendo o que é e o que não é ouvidoria;
Ouvidoria Externa x Call Center;
Ouvidoria Interna x RH;
As vantagens competitivas de quem tem ouvidoria;
Missão, visão e valores;
Tríade de trabalho da ouvidoria – reatividade, pró-atividade primária e pró-atividade secundária;
Princípios de trabalho do ouvidor e sua equipe – transparência, imparcialidade, “independência” e confidencialidade;
Código de Ética da ABO.
A onda de ouvidoria no mercado brasileiro, bolha ou realidade?
Regulamentação da SUSEP;
Resoluções 4433 e 3498 do BACEN, ANS, ANATEL, ANEEL, CVM, etc. Outros órgãos reguladores além de BACEN e SUSEP pensam em instituir ouvidoria?
Mais que resolução do regulador, ouvidoria pode virar lei – Projeto de Lei 342/07, do deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA). Norma ABNT NBR ISO 10002:2005 – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações;
Palestra especial – Ouvidoria hoje e amanhã – Cenários e desafios de um mercado em ascensão.
» Módulo 02
CDC – Manual de harmonia para o Relacionamento
Introdução: a política nacional das relações de consumo;
Direitos básicos do fornecedor e do consumidor;
Práticas comerciais saudáveis e abusivas – o princípio legal da boa-fé objetiva;
Propaganda/publicidade;
Informação ao cliente;
Oferta do produto/serviço em instituições bancárias;
Principais leis, normas e resoluções;
Conhecendo os PROCONs;
Principais reclamações e resolução de conflitos.
» Módulo 03 – Função e dia a dia do analista de ouvidoria
A equipe de ouvidoria
Perfil do profissional de ouvidoria – competências, habilidades e atitudes;
Ética e etiqueta no exercício da função;
Atribuições, limites e responsabilidades.
A interação com o cliente e as áreas
Lidando com as áreas;
O analista como facilitador nas áreas internas;
Cobrando demandas atrasadas;
Perfis do cliente;
Lidando com os tipos de clientes;
Empatia;
Mediação de conflitos.
Fluxo de ouvidoria
Canais de relacionamento – definindo as portas de entrada;
Demandas de ouvidoria e como defini-las;
Recepção das demandas;
Tratativa das demandas na ouvidoria;
Tratamento das demandas nas áreas;
Avaliação do retorno da área;
Redação da resposta;
Devolução ao cliente;
Estudo das demandas fora da ouvidoria;
Busca da causa raiz;
Ações de melhoria;
Métricas, indicadores e SLAs – difíceis, mas possíveis e necessários.
Atividade em grupo – Simulando um fluxo de ouvidoria passo a passo;
Estudo de casos.
Diferenciais
– O IBRC é, seguramente, a instituição com a maior expertise em prestar consultoria para serviços de ouvidoria no Brasil.
– Desde 2002, temos implantado, reformulado e desenvolvido serviços de ouvidoria, além de formado e capacitado ouvidores e suas equipes. São mais de dez organizações como, Natura, Bradesco, Unimed Rio, BMG, Olé Consignado, Cartão Carrefour, Petrobras Distribuidora, etc.
– Somos, ainda, pioneiros em pesquisar o tema, inclusive com parcerias internacionais, cujos resultados serão apresentados nos cursos com exclusividade.
– Assim, desenvolvemos uma grande experiência que nos levou a criar e consolidar uma metodologia exclusiva de implantação e desenvolvimento de ouvidorias, testada e aprovada, que são aplicadas nos cursos de Gestão e Implantação de Ouvidorias e Formação de Analistas de Ouvidoria.