Pesquisa Indireta
![pesquisas-img](https://ibrc.com.br/wp-content/uploads/2017/05/pesquisas-img.jpg)
É aquela onde não há abordagem direta de pessoas, sejam clientes, prospects ou outros agentes do mercado. Na pesquisa indireta é realizada observação e/ou levantamento de dados pré existentes “na natureza”.
![vitrine](https://ibrc.com.br/wp-content/uploads/2017/05/vitrine.jpg)
Observação de disposição e destaque de produtos de uma marca específica em relação às suas principais concorrentes em vitrines, gôndolas, ou afins!
![midia](https://ibrc.com.br/wp-content/uploads/2017/05/midia.jpg)
Levantamento de dados de quantas são as citações positivas, neutras e negativas de uma marca ou produto nas redes sociais.
![shopping](https://ibrc.com.br/wp-content/uploads/2017/05/shopping.jpg)
Definição por observação sem abordagem de perfis etnográficos de pessoas que circulam em um espaço determinado, como shoppings por exemplo.
![preços](https://ibrc.com.br/wp-content/uploads/2017/05/preços.jpg)
Levantamento de preços em geral.